Suas credenciais estão sob ataque de criminosos

Você já parou para pensar em quantas credenciais possui no mundo físico e virtual? Credenciais para bancos, cartões, login na empresa, login no computador pessoal, redes sociais, enfim. É fácil ter 10 credenciais mínimas no seu dia a dia.

Facilidades tais como permitir ao seu navegador de Internet salvar suas senhas ou softwares específicos para gerenciá-las acabam por trazer mais riscos, em alguns casos.

Quando você usa esses recursos em um celular então, mais riscos existem, vez que esses dispositivos nem sempre possuem camadas de proteção tais como um computador.

Um recente estudo da empresa BLUELIV (https://www.blueliv.com/) de Junho deste ano (você pode obter acesso ao relatório na íntegra no site da empresa), demonstra como criminosos obtém suas credenciais, qual sua motivação para obtê-las e principalmente quais cuidados você precisa ter para mitigar (por que evitar é quase impossível) esses riscos. Suas credenciais podem estar à venda no mercado negro da Internet (Deep Web).

Elenco alguns cuidados que você pode ter para minimizar os riscos:

1) O e-mail é um vetor de contágio muito forte. Se você não conhece o remetente, delete a mensagem e limpe seus itens excluídos;

2) Troque as senhas padrões do seu roteador doméstico e tente mantê-lo atualizado. Não é uma tarefa tão complicada;

3) Atualize o sistema operacional do seu computador com frequência. Todos os fabricantes (Windows, Linux, Mac, Android) disponibilizam atualizações semanais. O mesmo vale para celulares e tablets;

4) Dentro do possível tenha senhas diferentes para seu e-mail, uma para cada rede social, sites de compras;

5) Tenha um antivírus instalado em seu computador. Evite fazer compras via dispositivos, exceto se estiver usando o aplicativo exclusivo da loja.

Caso você tenha dificuldades em obter o estudo no site citado, me envie uma mensagem. O estudo está disponível apenas em inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *