Criptojacking: o que é e como se comporta

Criptojacking é um termo designado para a mineração de moedas virtuais de forma maliciosa, sem o consentimento do usuário do computador ou dispositivo.

O usuário navegando na internet com seu computador, celular ou tablet, acaba visitando algum site infectado por mineradores. Um aplicativo é instalado e automaticamente o dispositivo começa a minerar moedas virtuais para o cyber criminoso.

Normalmente os softwares de mineração não trazem grandes danos aos computadores e dispositivos, mas consomem seus recursos (processador, memória, link) tornando-o mais lento e com alto consumo de energia. Mas um dispositivo infectado certamente pode abrir brechas para instalação de novos tipos de malware, de forma a comprometer cada vez mais a integridade do sistema operacional e dos dados.

Uma forma de se livrar desse tipo de praga é manter o sistema operacional atualizado, um bom antivírus e hábitos saudáveis de navegação. Não instale qualquer aplicativo em seu dispositivo para apenas “testá-lo”, ainda mais se não vier de boa procedência. Use sempre software original. Se você não pode comprar uma licença de Windows, use o Linux.

Fontes de pesquisa: https://nakedsecurity.sophos.com/2018/07/31/cryptojacking-for-beginners-what-you-need-to-know/

https://br.malwarebytes.com/cryptojacking/

Fonte da imagem: https://openclipart.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *