O e-mail continua sendo o principal vetor de ataques cibernéticos

Uma recente publicação no site https://www.infosecurity-magazine.com, referenciando um estudo da empresa Proofpoint, apontam o e-mail como o principal vetor de ataques cibernéticos.

E-mails extremamente bem elaborados induzem a vítima a transmitir seus dados (inclusive bancários) em URL’s (links) maliciosas, que muitas vezes apontam para sites falsos.

Aqui no Brasil recebemos e-mails falsos da Receita Federal, da Justiça, do Detran, dos bancos, etc., com conteúdo falso e que leva a vítima ao golpe.

Intimações da justiça, do Detran, da Receita Federal entre outros não são realizadas via e-mail. O mesmo para sites bancários. Tome os seguintes cuidados ao checar um e-mail desses:

  1. Verique se o domínio do remetente é do Banco, por exemplo. Se você recebe um e-mail do Banco Bradesco, verifique se o remente tem o @bradesco.com.br escrito no e-mail. Coloque o mouse em cima do nome do remetente e verique se aparece como está escrito. Às vezes o escrito está com o domínio do Banco mas a URL exibida aponta para algum outro site;
  2. Você não receberá heranças via e-mail. Nem perca tempo;
  3. Um príncipe saudita não doará milhões de dólares para você a partir do fornecimento dos seus dados bancários;
  4. A Microsoft, o Facebook e as outras redes sociais não pagarão centavos de dólar por compartilhamento de uma mensagem entre seus contatos.

Tome cuidado. Não existe “almoço grátis” como se diz popularmente. Desconfie sempre!

Fontes de pequisa: https://www.infosecurity-magazine.com/news/email-a-top-attack-vector-users e https://www.proofpoint.com/us. Fonte da imagem: https://openclipart.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *