Como um gerenciador de senhas pode ser útil na segurança cibernética

Quase que diariamente notícias propagam invasão às contas de e-mail, redes sociais e sites de e-commerce, gerando problemas e perdas aos seus proprietários, quando não danos morais e afins.

A pergunta técnica é: como posso mitigar isso? É impossível criar e lembrar de uma senha para cada uma das minhas aplicações?

Talvez seja impossível para nós, mortais, criar uma senha para cada acesso. No entanto, do ponto de vista cibernético, seria o melhor cenário.

Recomendo a todos a adoção de ferramentas gerenciadoras de senha. Muitos antivírus comerciais já possuem isso em seus pacotes. Os gerenciadores de senha criam senhas complexas e inserem-nas (juntamente com suas credenciais) automaticamente no site. Elas também possuem recursos de validação de dois fatores (ex.: você gera a permissão em seu aparelho celular). Sem fazer propaganda, sugiro que veja a solução chamada True Key (Mcafee) e da Identity Safe (Symantec). Há muitas soluções: veja a que mais se adequa às suas necessidades.

Depois que você estiver habituado a usar um gerenciador de senhas, a recomendação é de trocar todas por senhas complexas. É um trabalho hercúleo, mas o resultado sem dúvida será válido do ponto de vista de segurança.

Devo ter uma senha para cada rede social? Sim, recomendaria. O mesmo para sites de compras. Pense com carinho, afinal seu dinheiro pode estar em jogo.