E-mails falsos para roubar dados ou instalar aplicativos maliciosos no seu computador ou celular

Phishing é um e-mail falso que se utiliza de remetentes conhecidos (lojas, seus amigos, seus familiares) para o envio de uma mensagem maliciosa que contém links perigosos que o redirecionarão para um site falso a fim de roubar seus dados.

Segundo a Kasperky Lab, nos últimos 12 meses houve um crescimento de 110% desse tipo de atque só no Brasil.

Como se proteger desse tipo de ataque? No próprio e-mail recebido, posicione o mouse em cima do campo remetente da mensagem. Observe se na barra do e-mail será exibido o endereço correto do remetente. Posicione o mouse também nos links enviados, e veja se corresponde ao site que está oferecendo a promoção, por exemplo.

Digamos que o e-mail falso seja das Casas Bahia, por exemplo. O link com a promoção deveria apontar para o site das Casas Bahia, e não qualquer outro endereço.

Os hackers que produzem esse tipo de e-mail normalmente apelam para a “esperteza” do brasileiro. Talvez a palavra correta aqui seja ganância. Engenharia Social faz isso. Não existe muita mágica: se um celular custa R$ 3.000,00 em média nas lojas, não há como haver uma promoção onde ele custe R$ 2.000,00.

E como funciona o fishing? Basicamente o hacker cria um site falso, idêntico ou muito parecido com o do site alvo, onde são requeridas suas credenciais de acesso. Quando você as insere, automaticamente seus dados são salvos no site falso e serão utilizados para acessar seu perfil no site verdadeiro. Muitas vezes deixamos salvos dados de cartão de crédito, por exemplo. Com isso, o hacker conseguirá fazer alguma compra com um novo endereço de entrega. Até você provar à loja que não foi você quem fez toda a operação, certamente haverá um prejuízo. No mínimo, uma bela dor de cabeça.

Como mitigar esse risco? Tenha um computador com sistema operacional original, com suas atualizações de segurança e um antivírus instalado. Mantenha seu celular atualizado da mesma forma. Prefira o aplicativo da loja no seu celular ao invés do navegador: o aplicativo da loja tende a ser mais seguro. Outra questão de segurança: os aplicativos de celulares são isolados, ou seja, não se comunicam com os demais aplicativos instalados no celular, garantindo uma segurança maior.

Fontes de pesquisa: https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/spear-phishing, http://idgnow.com.br/internet/2018/12/22/em-um-ano-ataques-phishing-no-brasil-aumentaram-mais-de-110/ e https://openclipart.org/detail/310078/fly-fishing-line-art-by-sharkdark

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *